domingo, 6 de maio de 2012

[CincoDicas] Falar!



Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade.
Provérbios 4:24

Conversar sempre é bom. Porém, falar demais pode ser prejudicial para os relacionamentos. As conversas ruins sempre chegam de forma sutil nos lábios. Falar mal de alguém, contar uma fofoca, uma piada suja, uma brincadeira de mau gosto, infelizmente, tudo começa sem perceber, quando paramos, vemos que conversamos demais.

Começar a conversar com alguém para conquistar algum benefício, uma oportunidade de emprego ou estágio; conversar com uma garota(o) para apenas ‘ficar’;  se aproximar de uma pessoa para causar uma boa impressão ou ciúmes. Esse tipo de conversa é maldosa, porque é uma falsidade.

E sobre a fofoca? A fofoca é algo interessante, a pessoa prejudicada, muitas vezes não tem o conhecimento do fato. A parte mais difícil da fofoca é o seu aumento do fato a cada boca que passa. Sempre alguém acrescenta algo. Enquanto isso, a imagem da outra está sendo prejudicada. Que situação mais maldosa! Que falta de amor! Pessoas estão sendo menosprezadas por causa de fofoca, por motivos que nunca aconteceram. Pura presunção, pura fofoca, puro egoísmo!

A língua, realmente, pode construir ou demolir. Porém, a tendência de destruir um relacionamento é muito maior quando pensamos apenas em nós mesmos. Antes de falar algo, vamos pensar (PENSAR!). Vamos deixar de lado as distrações de conversas que prejudicam aos outros. Vamos falar das qualidades de cada um e das maneiras que podemos ajudar aqueles que estão errando. Vamos ser verdadeiros!

Deseja mudar essa situação?! Jesus é o maior exemplo. A maioria dos conselhos dado por ele era em relação ao modo de agir - poucas palavras. Ele está pronto para lhe ajudar. Chame por Ele!

#Pensenisso:
O cuidado que temos com as palavras demonstra o cuidado que temos com as pessoas.

Nenhum comentário: